terça-feira, 21 de abril de 2020

Anderson Lindoso
Advogado. Secretário de Estado da Cultura

Estamos vivendo um momento de exceção no mundo inteiro e que tem impactos imensuráveis no meio cultural. Muitos recursos deixam de movimentar a economia, que envolve toda a cadeia de produção cultural. Muito mais que artistas, temos comércio informal, montagem de estrutura, produção etc. São diversos postos de trabalho desativados durante esse período que exige de nós um distanciamento social.

Sem o contato, a presença física, as manifestações culturais perderam “o palco de cada dia”. Esse local do qual se retira o sustento familiar. Não são pessoas que nos divertem e que nos alimentam como alguns insensíveis querem fazer parecer. São pessoas que doam sua vida e seu talento para tocar as emoções humanas em suas mais variadas linguagens e fazem disso sua profissão e a exercem com amor.

Dentre esse grupo de insensíveis que, por óbvio, desconhecem o mundo cultural e a vida de quem faz cultura, há os que acreditam que todos os artistas são ricos e têm a vida perfeita. Gigantesco engano! Assim como em toda profissão, existem os artistas bem-sucedidos comercialmente e que vendem, por um motivo ou outro, mais que o comum e têm sua vida melhor estruturada. Mas há uma grande parcela que necessita do trabalho do final de semana para poder comer durante a semana seguinte.

Ciente dessa realidade, por andar o estado inteiro há muito tempo e nunca se distanciar das necessidades do povo, o Governador Flávio Dino deu à Secretaria de Estado da Cultura a missão de organizar um edital que possibilitasse um investimento imediato e voltado para os artistas que nesse momento de crise sanitária estivessem com mais necessidade. Daí surgiu o Conexão Cultural.

A principal virtude da Conexão Cultural é usar de um grande instrumento, que é a rede social, e fazer disso o palco que foi retirado do artista. Possibilita, dessa forma, um contato diário, próximo mesmo que não fisicamente, com a arte realizada em seu estado.

Muita gente está redescobrindo seu estado, o potencial cultural e vendo o que é produzido todos os dias, sem intervalo. Um trabalho que nasce do talento, dos ritmos, da leitura, da vivência em um estado que transpira cultura em todas as linguagens e em qualquer lugar.

São mais de 3500 acessos à programação diária disponível no Instagram da Secretaria de Cultura do Estado, que está repleta de talentos na música, literatura, artes cênicas, artesanato, fotografia, mágica, dança, entre outros.

Toda grande crise traz, consigo, uma grande evolução. A cultura do Maranhão invadiu com força total o mundo das redes sociais e, assim, devemos evoluir para marcar nesse espaço dinâmico, aberto, que está presente diariamente na vida das pessoas, de forma permanente e fazer dele mais um grande palco para atingir o mundo todo.

Informação: Cultura.MA 

0 comentários:

Postar um comentário