terça-feira, 21 de abril de 2020

Você sabia que algumas espécies de árvores só podem ser germinadas na barriga de um elefante? Esse é apenas um exemplo de como plantas e animais – incluindo humanos – estão intrinsecamente conectados e não sobrevivem sem as bactérias e fungos que compõem os solos saudáveis.

As plantas são a fonte do ar que respiramos e da maioria dos alimentos que ingerimos, mas sua saúde é frequentemente ignorada.

Isso pode ter resultados devastadores: a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que até 40% das culturas alimentares são perdidas anualmente devido a pragas e doenças vegetais.

Isso deixa milhões de pessoas sem comida suficiente e prejudica seriamente a agricultura — a principal fonte de renda para as comunidades rurais.

Por essas e outras razões, 2020 foi nomeado Ano Internacional da Saúde Vegetal pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

“A saúde das plantas está cada vez mais ameaçada. As mudanças climáticas e as atividades humanas degradaram os ecossistemas, reduziram a biodiversidade e criaram novos nichos onde as pragas podem prosperar”, diz Marieta Sakalian, especialista do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Informação: Nações Unidas 

0 comentários:

Postar um comentário