quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Caxias é mesmo terra de encantos e encantamentos. Temos ilustres nascidos aqui despontados pelo Brasil e mundo afora. Temos casarões, palácios, academias, histórias. Terra da poesia e também da fotografia. Um cenário perfeito para fotografar: arquitetura, natureza, gente. 

Assim sendo, tenho feito uma série de exposições fotográficas virtuais levando ao público conectado algumas dessas belezas que só a Princesinha do Sertão tem. Meu recente trabalho é a amostra virtual ‘Xangri-Lá, a Casa da Família Almada Lima’ que retrata a chácara dos Almada Lima e todos seus ricos detalhes.

“No século XIX era um sítio chamado Nova Sintra, propriedade de um português que ali residia. O engenheiro Benedito Lima comprou a propriedade e renomeou para Nova Tijuca, em referência ao bairro Barra da Tijuca, onde residia no Rio de Janeiro. Seu sobrinho, Dr. Arthur Almada Lima, comprou a propriedade e renomeou de Xangri-Lá. 

O nome veio após assistir ao filme americano ‘Horizonte Perdido’ (1937), no enredo, Xangri-Lá era um paraíso situado no Tibet onde reinava a plena harmonia e as pessoas não envelheciam. Quando o desembargador completou 50 anos de idade, seus filhos reformaram a vivenda, a velha casa de taipa foi demolida e em seu lugar construído um suntuoso prédio, revestido de azulejos portugueses do antigo casarão.A casa atualmente continua com a família Almada Lima.” (Trecho do Livro Por Ruas e Becos de Caxias, de Eziquio Barros Neto, pags. 267 e 268, Ano 2020)

A residência que fica localizada na Rua Professor Francisco Medeiros, no Bairro Salobro, não está aberta à visitação; foi gentilmente autorizada as fotos para esse exposição pelo dr. Arthur Almada Lima Filho, atual presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias – IHGC, membro da Academia Caxiense de Letras – ACL, intermediada pela amiga historiadora Betânia Costa, aos quais deixo registrado meus agradecimentos.


Acompanhem meus trabalhos, assim como outras exposições fotográficas virtuais que estão em minhas redes sociais. 

David Sousa

Fotógrafo

Facebook: David Sousa

Instagram: @davidsousas

Twitter: davidsousacx


0 comentários:

Postar um comentário