sexta-feira, 22 de outubro de 2021

 Terá início no dia 23 de novembro, com debates sobre os povos indígenas enquanto povos tradicionais

Terá início no dia 23 de novembro o I Fórum Internacional Indígenas na História, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis) e pelo grupo de Estudos do Mundo Atlântico e suas Diásporas (GMAD) da UFMA, com apoio da Facultad de Ciencias Humanas da Universidad Nacional del Centro (Unicen), da Argentina, e da Universidade de Pernambuco (UPE). O evento será on-line, irá até o dia 26 de novembro e tem como objetivo debater a vivência indígena e os aspectos sociais e históricos que a perpassam, com palestras de pesquisadores de universidades nacionais e internacionais. Interessados podem submeter trabalhos para os simpósios temáticos por meio do site do Fórum até o dia 20 de novembro, com cobrança de taxa.

O tema do evento propõe uma visão abrangente, mas sem generalizar a vivência indígena. O objetivo é tratar sobre os povos indígenas enquanto povos tradicionais e que compartilham de características semelhantes no pós-colonialismo. A organizadora Soraia Sales Dornelles, professora do Departamento de História da UFMA, relatou que ser indígena nas Américas é ser parte de uma coletividade histórica de negociação, conflito, mestiçagem e resistência cultural.

“Ameríndios viveram e vivem em um contexto multiétnico e em interação contínua muitas vezes convergente, outras conflituosa, com a sociedade envolvente e também entre si. Nesse sentido, estudos sobre a temática indígena têm suscitado, cada vez mais, diálogos interdisciplinares entre os campos da antropologia, da história e da educação, contribuindo para que pesquisadores de diferentes áreas aprofundem o entendimento sobre as diversas formas de interação e relação sociocultural entre as populações indígenas”, explicou.

As palestras idealizadas abordam temas como a história indígena no continente americano, a etnopolítica, as relações indígenas com os conceitos de territorialidade e identidade, e os desafios etno-culturais enfrentados por povos tradicionais. A conferência de abertura do Fórum será apresentada por Maria Regina Celestino de Almeida, da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Gersem Luciano Baniwa, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Confira a programação

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário