domingo, 19 de dezembro de 2021

O Governo do Maranhão promoveu, no sábado (18), na Concha Acústica Reynaldo Faray, na lagoa da Jansen, em São Luís, o encerramento do Festival de Música Timbira 80 anos, que selecionou diversas canções de autores locais para concorrer ao prêmio Cristóvão Alô Brasil, que acabou sendo vencido pelo músico Thiago Fernando (autor de Ilha Grande, em parceria com Samarone Junior). Houve ainda shows de Gildomar Marinho, Flávia Bittencourt e Fauzi Beydoun, vocalista da Tribo de Jah.

De acordo com o diretor da rádio, Robson Paz, o evento foi um momento de felicidade para todos os envolvidos, pois celebra oito décadas de fundação da Timbira. “Estamos valorizando a cultura do estado do Maranhão, dando oportunidade pra que novos talentos possam surgir, para que a gente possa difundir cada vez mais a nossa bela obra musical, de modo que nós estamos muito felizes com a realização deste festival que é verdadeiramente um grande sonho de todos nós que fazemos a Rádio Timbira”, comentou.

O prêmio foi disputado por compositores como Célia Leite, Joãozinho Ribeiro, Chico Nô e Lena Garcia, que tiveram suas canções escolhidas por uma comissão julgadora formada por jornalistas e radialistas culturais. Segundo o secretário de Comunicação, Ricardo Capelli, o prêmio recebeu cerca de 200 inscrições, e todas as músicas selecionadas estão disponíveis no YouTube da rádio.

“Os nossos artistas são fundamentais, são eles que nos dão identidade e reforçam os nossos valores, que levam os nossos sentimentos, o nosso coração. A cultura é elemento fundamental de identificação de um povo, e os nossos artistas viveram um momento muito difícil na pandemia, porque a gente não podia mais fazer evento, não podia para o bem da saúde, para o bem de todos. Então nós tivemos uma série de iniciativas. A própria lei Aldir Blanc levou uma ajuda aos produtores culturais, aos artistas, e esse festival vem coroar também essa visão, esse esforço no sentido de, aos poucos, com cuidado, com responsabilidade, ir retomando as atividades culturais e valorizando a nossa cultura e os nossos artistas”, afirmou Capelli.

O evento foi realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Rádio Timbira e da Secretaria de Estado da Cultura, da Associação Cultural da Música do Maranhão, e com apoio do Grupo Mateus, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário