quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

O Desafio representa oportunidade ideal para as startups maranhenses apresentarem seus projetos e se aproximarem de novos clientes e do mercado. Inscrições vão até o dia 20 de março.


Startups do Maranhão já podem se inscrever para o Ciclo 2022 do Desafio Sebrae Like a Boss. Até o dia 20 de março, as inscrições estão abertas para esta que é considerada a maior competição de startups do Brasil. As inscrições podem ser feitas no link https://bit.ly/Participe-DSLAB-Ma, sem nenhum custo para o participante.

A etapa estadual do Desafio Sebrae Like a Boss será um dos destaques do Espaço de Inovação da Feira do Empreendedor, que acontece em São Luís, de 31/03 a 03/04, no Multicenter Eventos e Negócios. As atividades do Desafio acontecerão nos dias 01 e 02 de abril, de forma presencial, durante a Feira.

O Desafio Sebrae Like a Boss é uma competição entre startups em estágio de validação, operação e/ou tração/crescimento. Foi idealizado com o objetivo de promover a aproximação das startups com o mercado e novos clientes e de acelerar a expansão dos negócios, além de gerar sinergias para a internacionalização desses negócios.

Conforme Danielle Abreu, coordenadora estadual do DSLB, startups em fase de validação, serão aquelas que já realizam testes de protótipos com potenciais clientes identificados; as em fase de operação devem ter um produto ou um MVP (mínimo produto viável), já no mercado, almejando identificar clientes e a expansão de suas operações; e, por fim, as que estejam em fase de tração, deverão ser startups maturas, em momento de crescimento de vendas, clientes e marketshare (fatia de mercado).

Ao se inscreverem, além de concorrer às vagas nas semifinais estadual e nacional, as participantes passarão a compor uma comunidade nacional de empreendedores de startups que receberão conteúdos gratuitos e mentorias do Sebrae para aperfeiçoamento da gestão e preparação para a internacionalização.

O funcionamento da etapa estadual, prevista para acontecer na Feira do Empreendedor, seguirá a seguinte lógica: as 12 startups selecionadas terão que apresentar o empreendimento por meio de pitches de três minutos. Ao fim da apresentação, uma banca de jurados elegerá, com base nos critérios de inovação, escala, viabilidade e impacto, as três startups que representarão o estado do Maranhão na próxima etapa do Desafio e avançarão para a Seletiva Nacional. A etapa nacional está prevista para acontecer no mês de agosto, durante o Startup Summit, em Florianópolis/SC.

Danielle Abreu ressalta que a iniciativa pretende despertar a atenção das startups para as oportunidades de internacionalização e de expansão das atividades no mercado externo, promovendo uma mudança significativa no ecossistema de inovação estadual ao trazer novas perspectivas para os empreendimentos participantes.

Ela enfatiza, ainda, que os empreendimentos finalistas passarão por uma trilha de capacitação imersiva e com atividades de conexão com ecossistemas, inclusive estrangeiros> Nesta etapa, os empreendedores terão acesso a conteúdos exclusivos nas áreas de negócios e de internacionalização, além de receberem mentorias individualizadas e participarem de encontros coletivos de orientação e alinhamento, com a ajuda de instrutores, mentores e profissionais especializados. “Essas são vantagens que o empreendedor de startups vai usufruir participando do Desafio Sebrae Like a Boss. Por isso, não podem deixar passar em branco a oportunidade de participação”, argumenta Danielle Abreu.

“Trata-se da oportunidade ideal para as startups apresentarem seus projetos e se aproximarem de novos clientes e do mercado, podendo ter contato com fontes de recursos e financiamentos, além de vislumbrarem alternativas para desenvolverem suas ideias. Será um momento importante para o ecossistema local de startups”, conclui a coordenadora.

SERVIÇO

DESAFIO SEBRAE LIKE A BOSS

Link para Inscrições: https://bit.ly/Participe-DSLAB-Ma

Lançamento do Edital de Seleção: 21/02/2022

Período de Inscrições: Até 20 de março

Seletiva Estadual: 01 e 02/04/2022

Anúncio das 12 startups para a Seletiva Estadual: 21/03

Evento online de alinhamento e Capacitação em Pitch: 23/03

Mentorias Técnicas Individuais: 24-30/03/2022

Etapa Nacional: Agosto 2022; em Florianópolis/SC.

Informação: Sebrae MA 

0 comentários:

Postar um comentário