quarta-feira, 23 de março de 2022

Desenvolvido pela entidade do Sistema FIEMA, projeto busca melhorar a qualidade de vida das comunidades maranhenses  

HUMBERTO DE CAMPOS (MA) – A caravana de ação social itinerante do Serviço Social da Indústria (SESI-MA) aterrissou, desta vez, na nova porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, a cidade de Humberto de Campos, nome em homenagem ao seu filho ilustre, imortal da Academia Brasileira de Letras. O SESI Itinerante, que chegou ao município no dia 21, ficará até o dia 25 na cidade, prestando serviços gratuitos à comunidade local com atendimentos de nutrição, pediatria, consultas clínicas, oftalmológicas e odontológicas, além de recreação para as crianças e curso de inclusão digital em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA).   

Desenvolvido pelo SESI-MA, o projeto busca melhorar a qualidade de vida e resgatar o exercício da cidadania de públicos específicos e/ou vulneráveis. Em parceria com a prefeitura de Humberto de Campos, a entidade está na cidade – com uma equipe de profissionais da saúde e uma frota de unidades móveis, instalada na Praça Caú, para atender a comunidade local.   

O superintendente do SESI-MA, Diogo Lima, diz que essas ações são desenvolvidas nos interiores maranhenses e mobilizam, sobretudo, os gestores municipais pelo impacto positivo que causam na população que recebe os serviços do SESI. “Uma ação social tem que dar resultados, cumprir objetivos. Trabalhamos com responsabilidade social, e isso também é estratégico, é importante que os resultados apareçam e nós fazemos o possível para cumprir essa missão”.          

A secretária de saúde de Humberto de Campos, Tatiany Fernandes, considera que o projeto beneficia a cidade. “Essa parceria com o SESI-FIEMA veio enriquecer a saúde do município, fortalecendo as ações para que possamos oferecer à população, atendimento de saúde de qualidade, pois o nosso município ainda é carente nesse quesito”.   

O secretário adjunto de saúde, Adriano Costa, diz que a iniciativa do SESI é muito positiva junto à gestão municipal. “Aqui mesmo tivemos depoimentos de pessoas que falaram que nunca tinha acontecido isso aqui no município. E isso faz a diferença. A nossa gestão pretende manter essa parceria com o SESI, não apenas aqui na sede, mas para os povoados também”.   

A comerciante de 31 anos, Cildilende Campos, ficou grata pela oportunidade de poder consultar a filha adolescente. “Vim trazer a minha filha para fazer consulta com a pediatra e graças a Deus, consegui. Aqui, é mais difícil de conseguir, porque tem muita gente que precisa. Aproveitei essa ação e me consultei com a clínica geral. Foi ótimo o atendimento. Acho que deveria ter sempre algo assim no município”.    

Maria das Dores Cruz, 56, marisqueira, conta que sentia dificuldade para enxergar e não tinha como ir ao médico. “O nosso povo é carente desses atendimentos médicos e isso ajuda muito a gente que não pode pagar um médico e uma viagem pra São Luís. Por isso eu vim logo, estou sentindo a vista muito ruim para enxergar. Eu gostei muito e quero que isso se repita mais vezes para gente”.   

O prefeito do município de Primeira Cruz, Nilson do Cassó, em visita à Humberto de Campos, manifestou apoio à ação do SESI. “Nós também estamos com essa parceria, temos primeiracruzenses sendo atendidos aqui em Humberto de Campos, pois somos municípios amigos e vizinhos. Essa ação do SESI com o apoio das prefeituras, só tem a engrandecer a nossa região, que tanto precisa e merece. A parceria público-privado nesse sentido, só traz vantagens, porque quem ganha é a nossa população que precisa e merece esse cuidado”.    

No primeiro dia da ação, o SESI realizou doações de cestas básicas para pessoas que vieram do povoado de Rampa, transportados pelo ônibus da entidade. De acordo com o superintendente, este é o terceiro município visitado pela itinerância dos serviços do SESI-MA.   

“Esse é um projeto fantástico que tem contribuído muito nesse período pós-pandemia, levando serviços médicos, odontológicos, educacionais, além disso, toda a parte de promoção à saúde, com massagem, lazer, aula de zumba, alongamento e uma série de serviços, pensando em cuidar das pessoas. Essa é uma das missões do SESI, que além de cuidar da indústria é preocupada com todo o seu entorno. Pretendemos expandir esse projeto ainda mais, demonstrando a responsabilidade social do setor industrial maranhense”.  

ATENDIMENTOS – O balanço do primeiro dia foi marcado por um número expressivo de atendimentos. Segundo dados da coordenação do evento, registraram-se 457 atendimentos nos serviços de pediatria, na clínica geral, na odontologia, na massoterapia, na oftalmologia, na inclusão digital e nutrição. Além disso, mais de 100 crianças puderam participar da recreação com os palhaços Pingão e Pirulito, que animaram o evento com jogos e brincadeiras.  

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário