sexta-feira, 8 de abril de 2022

Modelos de negócios inovadores e sustentáveis serão trabalhados por estudantes e professores do SENAI, IFMA, UFMA e UEMA  

SÃO LUÍS – Inovação e sustentabilidade. Esse é o tema norteador da Expo Party, que ocorre durante a Expo Indústria Maranhão, feira da indústria realizada pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e FIEMA) – com correalização do Governo do Estado, Fecomércio, Sebrae-MA e CNI, em maio, no Multicenter Negócios e Eventos.  

O espaço Expo Party é destinado aos parceiros do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para apresentação de projetos ou palestras que envolvem a temática central da Feira: a sustentabilidade. Até este momento, foram confirmadas 15 palestras com participação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

Temas como O papel das startups no desenvolvimento da indústria sustentável, Nanosats para agronegócios, Projeto Eosolar – mapa eólico e solar, Ecossistema portuário do Maranhão e o projeto Observatório Portuário são alguns dos que estarão em pauta no evento. Estão previstas ainda abordagens sobre o aproveitamento integral dos alimentos sob a ótica da indústria sustentável, oferta de serviços tecnológicos, microrede inteligente com fontes de energias renováveis, assim como o potencial do hidrogênio verde no desenvolvimento sustentável e tecnologias renováveis e limpas. 

De acordo com o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda, pretende-se repetir o sucesso das edições passadas e durante os dias do evento, os visitantes terão a oportunidade de conhecer e discutir sobre os mais diversos projetos sustentáveis. “Estaremos com uma programação de palestras que engloba temas diversificados dentro da sustentabilidade. Além disso, o SENAI vai organizar, no espaço, uma oficina utilizando impressoras 3D, manufatura aditiva e o laboratório SENAI Maker para prototipagem”, destacou Arruda. 

OCTÓGONO – Dentro da Expo Party serão apresentados 15 projetos desenvolvidos por alunos e docentes do SENAI, além da apresentação das bancadas e simuladores utilizados nas aulas práticas da entidade, como planta industrial didática 3D, três braços robóticos com esteira/dobot magician, kit de redes industriais, simuladores de solda, além de apresentações dos programas ofertados de geração de emprego, renda e qualificação profissional para a população, entre eles, o Emprega Mais, Brasil Mais, Contrate-me, Saga SENAI de Inovação e Aprendizagem. 

Do lado externo da feira da indústria, a Unidade Móvel de Automação também estará disponível para visitação. “A Expo Party é um espaço multidisciplinar com desafios e atividades relacionadas a ações tecnológicas. Esta atração temática tem como proposições a área de robótica, simuladores com realidades em 3D, games, espaço maker e laboratório aberto de inovação. O espaço de mais de 5.000 m² também será ocupado por oficinas e palestras”, destaca o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves.  

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário