quarta-feira, 21 de agosto de 2019
Em homenagem aos 102 anos do nascimento do escritor maranhense Josué Montello, a Casa de Cultura Josué Montello promove a IX Semana Montelliana, de 21 a 23 de agosto. Na programação, está prevista a realização de palestras, exposições e rodas de conversas que discutirão a riqueza e complexidade da sua obra.

No dia 21, no Auditório do IEMA – UP Itaqui Bacanga, a palestra “A Saga de Damião”, ministrada pela arte-educadora Prof°. Martha Brasil, inicia a programação. O momento será voltado para a discussão sobre o arco narrativo de Damião, personagem principal da obra “Tambores de São Luís”. Em seguida, a palestrante apresentará um vídeo produzido por ela e seus alunos que simula a caminhada de Damião pelo Centro Histórico da cidade.

Na quinta-feira (22), na Casa de Cultura Josué Montello, haverá uma exposição de caricaturas dos protagonistas das obras montellianas: entre elas, A Indesejada Aposentadoria (1972), Os Tambores de São Luís (1975), Noite sobre Alcântara (1978), Cais da Sagração (1981), Largo do Desterro (1981), O Baile da Despedida (1992) e Labirinto de Espelhos (1995).

Simultaneamente à exposição, acontecerá uma roda de conversa com o tema “A Velhice na Obra de Josué Montello”. O debate será mediado pela estudante Jeane Sousa Santana, aluna do Curso Técnico em Guia de Turismo do IFMA e graduanda em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Encerrando a semana comemorativa, na sexta-feira (23), a bibliotecária e especialista em gestão cultural Wanda França de Sousa apresentará a palestra “Inspiração, Criação e Trajetória da obra Os Tambores de São Luís”, também no Casa de Cultura Josué Montello.

As atividades da programação da IX Semana Montelliana têm início às 15h30.

Informação: Sectur 

0 comentários:

Postar um comentário