segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
O Salão reuniu mais de 6.000 pessoas em Parnaíba (PI). 17 municípios maranhenses estiveram representados. O evento, além de ser uma ação de benchmarking é a oportunidade de discutir pautas que impactam no roteiro e gerar negócios.


Parnaíba - O Maranhão e toda a sua potencialidade turística existente no destino Rota das Emoções esteve presente em mais uma edição do Salão de Turismo da Rota das Emoções, que este ano aconteceu em Parnaíba (PI), no período de 27 a 30 de novembro.

Em sua 4ª edição, o Salão, que já faz parte do calendário de eventos dos três estados que integram o destino Rota das Emoções – Maranhão, Piauí e Ceará – proporcionou a empresários e microempreendedores a oportunidade de discutirem assuntos de grande impacto no desenvolvimento turístico na Rota, além ser o cenário ideal para que as empresas realizem ações benchmarking, permitindo ainda a geração de negócios.

O Salão reuniu mais de seis mil visitantes – entre operadores, empresários dos três estados que compõem a rota e a sociedade local – inúmeras capacitações no setor de turismo foram realizadas em formato de palestras, oficinas, mesas redondas, rodas de conversa e painéis, além das rodadas de negócios que colocaram frente a frente empresários dos segmentos da gastronomia, hospedagem, transportes, agências, receptivos e artesanato de toda a região, ofertando e demandando produtos e serviços.

Como foi o caso do empresário Cesidio Fontozzi, que é italiano e descobriu no Maranhão a paixão pelo turismo. Segundo o empresário, o Salão é a chance que os empresários têm de apresentar seus produtos para compradores em potencial que podem gerar novos negócios no roteiro.

"A rodada de negócio facilita o relacionamento neste ramo do turismo e abre novos caminhos facilitando as negociações e o Sebrae está de parabéns pela iniciativa, sem ele nada disso aconteceria. Sem o Sebrae nós jamais conseguiríamos fazer todos estes contatos e proporcionar esse desenvolvimento da região", afirmou o empresário.

Caravanas

O Salão de Turismo da Rota das Emoções é uma realização do Sebrae dos estados do Piauí, Maranhão e Ceará em parceria com os governos Federal e estadual dos três estados e nesta edição contou com a parceria da Prefeitura de Parnaíba, Federação do Comércio (Fecomércio) e a Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI). Do Maranhão, participaram em Parnaíba caravanas de empresários e gestores públicos do trade atendidos pelo Sebrae nas regiões de Lençóis Munim, Baixada Maranhense, Litoral Ocidental e do Polo Turístico de São Luís.

Foram mais de 80 participantes que juntos representaram 17 municípios maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão, Paulino Neves, Tutoia, Araioses, Rosário, Icatu, Morros, que integram oficialmente a Rota, os destinos complementares de São Luís, São José de Ribamar e Alcântara, e os municípios do Polo Floresta dos Guarás, Cururupu, Porto Rico, Mirinzal, Pinheiro, Guimarães e Bequimão que não estão ligados a Rota mas possuem um forte potencial turístico.

Empreendedor com 19 anos de atuação no segmento do turismo, Jony Gomes Silva é daqueles empresários polivalentes. Dono da agência de ecoturismo Rotativa Eco, ele oferece diversos passeios na região de Barreirinhas com foco no turismo de experiência eco sustentável.

Jony também é monitor ambiental e possuí um outro negócio no segmento da gastronomia, o "Come em Pé", que é um pequeno restaurante de comidas rápidas e café da manhã no povoado Mandacaru as margens do Rio Preguiças. Depois de ter ajudado na formatação de vários roteiros em execução hoje em Barreirinhas.

"Precisamos de momentos como este para fortalecer as parcerias, não basta apenas buscar lá fora os clientes, temos que primeiro fortalecer a casa e o Salão faz isso, ele nos dá a oportunidade de reunir, fortalecer essas parcerias, absorver conhecimento, ver novas perspectivas e criar novos roteiros", garantiu Silva.

Vale destacar ainda a participação do Maranhão nas discussões sobre governança, sustentabilidade – com a entrega do certificado de reconhecimento do Programa Sebrae de Sustentabilidade da Rota das Emoções a 37 empresas do estado; Empoderamento feminino no turismo; Encontro de Secretários Estaduais e Municipais; Encontro de lideranças da Rota das Emoções e na oficina Sabores da Rota – onde o chefe maranhense, Rafael Bruno, embaixador da gastronomia do Maranhão e vencedor do concurso Enchef MA 2016, apresentou releituras de pratos tipicamente maranhenses que podem ser encontrados na Rota.

"Essa edição do Salão certamente trará muitos ganhos para os três estados, principalmente no que diz respeito do trabalho coletivo e a divulgação deste roteiro integrado, com todos os seus destinos que são um sucesso no Brasil e no mundo. Enquanto Sebrae temos o papel de fortalecer a nossa cadeia de negócios no Maranhão, apoiando e capacitando nosso empresariado para que ele esteja preparado para o crescimento que a Rota ainda terá sem dúvida nenhuma", destacou o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho.

Regulamentação do transporte Off Road na Rota das Emoções


Um dos destaques na programação da 4º edição do Salão de Turismo e considerado um momento de grande expectativa por parte dos atores do trade turístico da Rota, foi a entrega de relatório ao representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Hélio Roberto Silva, que apresenta as demandas quanto à necessidade de regulamentação do uso de transporte Off Road no roteiro.

A pauta foi discutida durante a reunião de secretários estaduais de Turismo, onde estiveram presentes os secretários de estado do Maranhão e Piauí, Catulé Júnior e Carina Câmara, respectivamente; o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, o coordenador da Rota das Emoções nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, Luís Walter Muniz; secretários municipais de cidades integrantes do destino Rota das Emoções, empresários e demais atores do trade. O encontro aconteceu na sede do Sebrae em Parnaíba (PI) e marcou o segundo dia do Salão.

"A regulamentação do uso dessa categoria de veículo dentro da Rota das Emoções é apontada por empresários do trade como um dos principais gargalos existentes no destino e nesse sentido, o Sebrae tem atuado como mediador junto aos órgãos competentes, como a ANTT, para intermediar a resolução desses pontos que impedem maior desenvolvimento da atividade no destino.  Portanto, esse momento foi algo muito esperado por todos nós que atuamos na Rota das Emoções", afirmou o coordenador da Rota das Emoções nos estados do MA, PI e CE, Luís Walter Muniz.

Hélio Roberto Silva, que na ocasião apresentou o trabalho que a Agência tem realizado em contribuição ao avanço do turismo no país, inovando e desburocratizando processos, afirmou o comprometimento da Agência em tratar o assunto em pauta como uma prioridade. "A ANTT tem inovado em seus processos internos e está à disposição para avançar no processo de regulamentação no uso de veículos off road na Rota, uma questão que precisa ser regularizada o mais rápido possível", pontuou.

Informação: Agência Sebrae 

0 comentários:

Postar um comentário