quinta-feira, 18 de março de 2021
Evento foi coordenado na Sala de Reunião do Senac e transmitido para todas as equipes da Instituição no Maranhão

SÃO LUÍS – Com o objetivo de planejar, propor e executar ações que induzam a prática intersetorial e colaborativa da sustentabilidade nas atividades, foi realizado na tarde de terça-feira, 16, de forma remota para todas as unidades educacionais do Senac, o lançamento do Ecos – Programa de Sustentabilidade aos empregados da Instituição em todo o Maranhão.

Na ocasião, o Diretor Regional do Senac/MA, José Ahirton Lopes, realizou a abertura do evento, que contou com a participação de cerca de 100 pessoas. “Para que o programa funcione e proporcione bons resultados para a Instituição e para o meio ambiente, precisamos que todos os empregados estejam engajados, pratiquem e façam acontecer a sustentabilidade em suas unidades educacionais”, destacou o Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes.

O Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes, realizou a abertura do evento 

Durante o lançamento, foi realizada a apresentação do programa Ecos, que contou com explicações sobre a implantação e rotina do programa, assim como o plano de ação elaborado para o ano de 2021. Além disso, todos os empregados receberam o kit Ecos de boas práticas ambientais, composto por ecobag, copos reutilizáveis e canecas.

Programa

Da esquerda para a direita: o engenheiro do Senac, Luís Felipe Borges e a diretora de Educação Profissional do Senac, Daniela Nogueira, ambos membros do Comitê Gestor do Programa Ecos no Maranhão; o Diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes; o diretor de Planejamento, Finanças e Orçamento do Senac, José Alexandre da Silveira Júnior; a ouvidora e coordenadora do Programa Ecos no Senac, Maria Leuda Lima; a controladora interna e diretora de Gestão em exercício, Elaine Bluhm; e a assessora de comunicação do Senac e também membro do Comitê Gestor do Programa Ecos no Maranhão, Andréa Barros.

O Ecos foi criado em 2010 no Sesc Nacional e, em seguida, chegou também ao Senac Nacional e à Confederação Nacional do Comércio (CNC). O programa visa mitigar os impactos socioambientais, otimizar o uso dos recursos das instituições e conscientizar os empregados.

As três perspectivas estratégicas do Programa Ecos, que estabelecem o direcionamento das iniciativas a serem executadas nas dimensões ambiental, social e econômica, consistem na mitigação de impactos socioambientais, sensibilização dos empregados e otimização dos recursos.

No total, o Ecos possui nove objetivos que orientam as ações e os caminhos do Programa, sendo eles o incentivo a implantação de procedimentos para a gestão ambiental e o uso de técnicas ecoeficientes, além de priorizar a compra de produtos e serviços ecologicamente corretos, estimular ações que promovam a paz social e a solidariedade, promover a sensibilização dos empregados para atuarem em prol da sustentabilidade e fortalecer a integração entre CNC-Fecomércio-Sesc-Senac.

Informação: Senac

0 comentários:

Postar um comentário