quinta-feira, 23 de junho de 2022

Alunos da UEB Bandeira Tribuzzi em São Luís participaram nesta quinta-feira, 23, de mais um ciclo de palestras do programa “Mais Infância, Mais Turismo” desenvolvido pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur/MA). O bate-papo foi realizado no salão paroquial da Igreja dos Remédios para crianças do 1º ano ao 5º ano do ensino fundamental,  

“O objetivo desse programa é desenvolver ações de prevenção e mobilização para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em todos os polos da atividade turística do Maranhão e, ao mesmo tempo, promover a defesa, garantia e promoção dos seus direitos” explicou o secretário de turismo, Paulo Matos.

A iniciativa ganha importância diante dos números.  Entre janeiro e abril foram notificados 42 casos de crimes sexuais envolvendo crianças em todo o estado, segundo dados da Polícia Civil. O número representa quase metade dos casos que foram registrados em todo o ano de 2021 que, segundo o levantamento, contabilizou 94 ocorrências de crimes sexuais.

“A gente traz sensibilização para crianças e adolescentes sobre como se proteger a respeito do abuso e da exploração sexual. Fazemos palestras e brincadeiras explicando a quem procurar caso ocorra algum tipo de abuso e também como se proteger para evitar este tipo de situação”, explica a coordenadora do programa da SETUR, Wanda Bittencourt. Em média, por mês, são atendidas 10 escolas da rede estadual, municipal e também do ensino particular.

Além de sensibilizar os estudantes a intenção é de levar a discussão para dentro de casa junto aos pais. Dicas para evitar falar com estranhos, recusar presentes e não abrir a porta de casa para desconhecidos são reforçadas com a distribuição de folders. “Trazemos material educativo, lúdico, para que os alunos levem pra casa e os pais ou responsáveis leiam e possam estar discutindo com eles. Por vezes essas crianças são carentes de informação, não sabem a quem recorrer ou procurar, então essa é a nossa intenção: de sensibilizá-los”.

O Programa “Mais Infância, Mais Turismo” atende meninos e meninas entre 07 e 18 anos e está subdividido em três eixos de atuação: Palestras de Sensibilização; Campanhas de Conscientização e Blitz Mais Infância. A iniciativa também faz parte da “Caravana Mais Turismo” que leva cursos de qualificação profissional e uma série de serviços ofertados pela Secretaria de Turismo aos municípios que compõem os 10 polos turísticos maranhenses, promovendo o desenvolvimento do setor e a capacitação dos parceiros locais.  

“A gente tem que cuidar das crianças. O estado, a sociedade tem de cuidar e se preocupar para que esses direitos não sejam violados por ninguém porque elas são o futuro do Maranhão e do Brasil”, finaliza Wanda.

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário