Melhorias em infraestrutura, conectividade e logística para atender o projeto aeroespacial estiveram em pauta na reunião
SÃO LUÍS – Na última quinta-feira (15/08), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, e o vice-presidente executivo da FIEMA e coordenador do Grupo Pensar o Maranhão, Luiz Fernando Renner, estiveram reunidos com o coronel aviador Clóvis Martins, comandante do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). O encontro teve como objetivo fortalecer a parceria entre as instituições e discutir os próximos passos do Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI) para o Centro Espacial de Alcântara (CEA). O coronel aviador estava acompanhado do tenente-coronel Adônis Lukianski, relações institucionais do CLA.
Durante o encontro, foram apresentadas ações que o Sistema FIEMA e as demais entidades empresariais, como a Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA), tem realizado em Alcântara, em apoio ao PDI/CEA. Iniciativas do SESI, SENAI, IEL foram detalhadas ao novo comandante do CLA. Além disso, abordaram-se estratégias para melhorias em infraestrutura, conectividade e logística, e outras temáticas com foco no desenvolvimento do CLA e região.
“A proposta é voltar a discutir e desenvolver as atividades que nós, da iniciativa privada, temos em parceria com o CLA, com o Governo do Estado, para que possamos avançar ainda mais, e rapidamente, no que se refere à infraestrutura, à conectividade, e a tudo o que é necessário para que o projeto siga em frente”, explicou o presidente Baldez.
O coordenador do Pensar o Maranhão, Luiz Renner, explicou que os temas abordados na reunião são extremamente importantes para o desenvolvimento do estado, já que envolvem um dos maiores empreendimentos que o governo tem realizado no Maranhão. “Entre os assuntos tratados, estão a questão fundiária, que é necessário que o governo se mobilize para regularizar a situação das comunidades quilombolas e outras que residem naquele território. Também foi discutida a travessia entre São Luís e Alcântara, fundamental para o desenvolvimento não só turístico, mas principalmente econômico de Alcântara, além do apoio às atividades espaciais, que vão reiniciar a partir do próximo ano”, enumerou Renner.
Segundo o coronel aviador Clóvis Martins, que assumiu o comando do CLA há apenas seis meses, fortalecer a parceria com a FIEMA e as entidades empresariais é necessário, inclusive, para aproximar as comunidades do CLA. “A FIEMA é um suporte para o Centro de Lançamento de Alcântara. Estamos trabalhando para que o CLA esteja mais próximo da sociedade, e esse estreitamento de laços tanto com a FIEMA como com o Sistema S como um todo, vai nos ajudar muito na atuação junto às comunidades locais do Centro de Lançamento de Alcântara”, reforçou.
A preocupação em aproximar o CLA da sociedade também foi levantada pelo presidente da FIEMA na reunião, além da busca de soluções para questões como infraestrutura local. “A abertura do CLA ao turismo, às pessoas de Alcântara é muito importante. Os maranhenses não conhecem o CLA. Para isso, estamos dependendo dessa travessia rápida e a qualquer horário para lá, o que vai atrair e facilitar o acesso para que as empresas possam se instalar ou o próprio CLA utilizar essa infraestrutura para a sua finalidade, que é o lançamento de grandes e pequenos foguetes”.
A proposta das entidades é voltar a manter encontros permanentes com o CLA, a fim de desenvolver novas atividades na região para a população de Alcântara, como cursos de educação profissional em áreas que serão demandadas pelo projeto aeroespacial, pelo SENAI; ações de saúde, promoção da saúde e educação, pelo SESI; apoio à gestão e interação universidade indústria, pela via do IEL; além das articulações entre poder público e iniciativa privada desenvolvidas pela FIEMA para apoiar todas as etapas de instalação do projeto no Maranhão.
Participaram da reunião o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE), José Reinaldo Tavares, o presidente da Empresa Pública Maranhão Parcerias (MAPA), Cassiano Pereira Junior, o vice-presidente da ACM-MA para Assuntos de Economia e Finanças, Fernando Duailibe, o CEO da ACM-MA, Julianderson Bandeira, o vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae (CDE), Celso Gonçalo, os secretários da Federação, Pedro Robson Holanda e Leonor de Carvalho, a diretora Ana Rute Rocha Nunes, o 2º diretor financeiro, João Batista Rodrigues. a coordenadora regional do IEL-MA, Michele Frota, o superintendente regional do SESI-MA, Diogo Lima, o superintendente da FIEMA, César Miranda, e o diretor regional do SENAI Maranhão, Raimundo Arruda.
0 comentários:
Postar um comentário